Menu Lateral
 
Tiradentes, 20 de Novembro de 2017 :: 55 visitantes online.

Fórum de Patrimônio reuniu profissionais de 23 cidades de MG

Publicado em 08/11/2017 12:48:57


 

Ontem reunimos em Tiradentes, no Centro Cultural Yves Alves, mais de 60 profissionais, de 23 cidades mineiras, na área de patrimônio e preservação cultural para tratar de assuntos relacionados à área. Durante toda a tarde do dia 7 de novembro aconteceu o 1º Fórum de Patrimônio Cultural de Tiradentes. Estiveram presentes também diversas autoridades de Tiradentes e região.

O Prefeito de Tiradentes, Zé Antônio deu as boas-vindas aos participantes, falou da alegria em receber os participantes do Fórum, “este evento é fundamental para contribuir com o conhecimento e troca de experiências de profissionais da área”, afirmou. O Secretário de Turismo e Cultura de Tiradentes, Moisés Oliveira, por sua vez, falou da importância da cultura no aspecto de preservação do patrimônio, ressaltou ainda a necessidade da distinção entre cultura e turismo, muito confundida principalmente pela iniciativa privada.

O Palestrante Rogério Stockler de Mello, Presidente da ODEPAC e Conselheiro do CONEP, falou principalmente sobre os parâmetros que norteiam as possibilidades de pontuar no ICMS Cultural do Estado de Minas Gerais.

Carlos Henrique Rangel, Historiador, Ex-diretor do IEPHA e Conselheiro do CONEP, destacou a cultura como principal componente para a preservação do patrimônio, falou dos conceitos de cultura aplicados na atualidade.

Dra. Giselle Ribeiro de Oliveira, Promotora de Justiça e Coordenadora das Promotorias Estaduais de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, ressaltou e sua palestra as políticas públicas na visão do MPMG, em parte de sua fala ela afirmou que a cultura e os monumentos são retratos da história e formação da sociedade, citou exemplos das guerras, que destroem monumentos como forma de impor novas culturas e etc.

A palestra de encerramento do evento foi realizada pela Adriana Quirino, Gerente de Difusão da Diretoria de Promoção do IEPHA/MG, que destacou as possibilidades de pontuação no ICMS por meio de ações de educação patrimonial.

O evento na visão da Prefeitura foi muito positivo, pois foi possível integrar vários profissionais da área, além de contribuir para que cada vez mais municípios de nossa região trabalhe de forma integrada e em conjunto, visando uma maior preservação cultural de nossos patrimônios. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Tiradentes  


Mais Notícias

(c) 2017 - Portal Tiradentes
Endereço: Rua Belica, nº 90 Cep: 36.325-000 - Cidade: Tiradentes / MG
Tel.: (32) 3355-1412 - Email: gabinete@tiradentes.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: