Menu Lateral
 
Tiradentes, 26 de Setembro de 2018 :: 45 visitantes online.

Prefeitura reúne com a Medicina da UFSJ

Publicado em 26/02/2018 14:43:54


 

Reunimos na manhã de hoje (26), com o Reitor da UFSJ, Sérgio Cerqueira, assim como representantes do Curso de Medicina da Universidade, a principal pauta foi o sucesso da parceria entre UFSJ e Prefeitura nas melhorias de atendimentos médicos da cidade no último ano, assim como a ampliação de médicos residentes, estratégia de saúde da família, possibilidade de implementação de estagiários, e um estudo para possível implementação de um plano de levantamento de toda demanda estratégica de atendimento médico na cidade.

 

Para José Roberto, Secretário de Saúde de Tiradentes, “para implementar ainda mais melhorias na saúde da cidade, são necessários estudos e estratégias especificas, além claro, de ações práticas. E a UFSJ aqui em Tiradentes é uma parceria forte para a gente alavancar cada vez mais o setor”.

Para o reitor da UFSJ, Sérgio Cerqueira, com os avanços e melhorias será possível ampliar ainda mais a parceria com a Prefeitura e assim como o Professor Rodrigo Chaves Penha vê muitas possibilidades para que a saúde e toda sua infraestrutura melhore ada vez mais na cidade, trazendo melhor qualidade de vida para sua população.

 

O Prefeito Zé Antônio do Pacu, assim como o vice-prefeito Luis Carlos têm na saúde como principal prioridade nas melhoria e avanços da cidade, “tanto que herdamos uma casa de saúde sem condições mínimas de funcionamento e a colocamos para funcionar, lá fizemos pequenas reformas, pintura, compra de insumos e equipamentos, assim como implementamos a sala vermelha para urgência e emergência”, disse Zé Antônio.

 

Outro fator importante de destacar dessa parceria foi a diminuição em 32% dos atendimentos na UPA de São João del-Rei de pacientes de Tiradentes. Mas o que isso significa na prática? Como o atendimento de urgência e emergência implantado em 2017 de 7h às 00h e as melhorias no prédio da Unidade de Saúde do Pacu, nós conseguimos realizar os primeiros atendimentos aqui mesmo na cidade, evitando com que as pessoas se desloquem para outras cidades.

 

Hoje os atendimentos médicos em UPA’s são realizados utilizando o Protocolo de Manchester, que classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente, sendo eles: azul (não urgente), verde (pouco urgente), amarelo (urgente), laranja (muito urgente) e vermelho (emergência).

 

Em comparativo entre 2016 e 2017:            

2017: Vermelho (10), Laranja (156), Amarelo (454), Verde (729), Azul (25)

2016: Vermelho (17), Laranja (219), Amarelo (577), Verde (1144), Azul (48)

 

Para os representantes da UFSJ essa redução, em um ano de gestão, é grande, uma vez que representa cerca de um terço em redução, isso demonstra que a saúde está evoluindo em Tiradentes. Atualmente (2018) esses números já caíram ainda mais, por média, em 2016 eram cinco pacientes por dia, em 2017 foram três, e hoje são entre dois e um até o momento. Nossa meta é diminuir cada vez mais esses números e chegar a quase zero. Estamos trabalhando para isso.

 

 

#Saúde #UFSJ #Melhorias #Parcerias

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Tiradentes  


Mais Notícias

(c) 2018 - Portal Tiradentes
Endereço: Rua Belica, nº 90 Cep: 36.325-000 - Cidade: Tiradentes / MG
Tel.: (32) 3355-1412 - Email: gabinete@tiradentes.mg.gov.br

Versão: 2018.08.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: