Menu Lateral
 
Tiradentes, 28 de Julho de 2017 :: 11 visitantes online.

Tiradentes celebrou 299 anos

Publicado em 20/01/2017 00:00:00


A cidade de Tiradentes celebrou no último dia 19 de janeiro seus 315 anos de fundação e 299 anos de cidade. Uma festa com vasta programação foi preparada para a população local, foram mais de 12 horas de festa, desde atividades esportivas à atrações culturais e artísticas.

Dezenas de atletas participaram da corrida rústica, que contou com apoio da Caixa Econômica Federal, que premiou os melhores atletas nas categorias masculino e feminino adulto. Também houve um pequeno circuito de corrida para as crianças. Todos os atletas receberam medalha de participação e os melhores colocados, além de premiação em dinheiro, receberam troféus com um dos símbolos da cidade, o relógio de sol da Matriz.

Ainda pela manhã houve apresentação de Grupo de Congado e Grupo de Capoeira. Em seguida aconteceu a hora cívica, com hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e do Município, pelo Prefeito Zé Antônio do Pacu, Capitão Belini, e Presidente da Câmara Municipal Marquinhos do Elvas, respectivamente. Prefeitos da região, Secretários Municipais, representantes do Governo do Estado, autoridades civis, militares e religiosas estiveram presentes no evento.

O Prefeito Zé Antônio, em seu discurso, ressaltou a importância da cidade em fatos históricos como a Inconfidência Mineira, e por ser um dos melhores locais para se viver, " faço um convite que os tiradentinos caminhe com a gente durante os próximos quatro anos, pois é o momento para que cada um se doe um pouquinho para a cidade", disse.

Zé Antônio ainda agradeceu aos Prefeitos de Prados (Lester Rezende Dantas Junior - PSDB), Dores de Campos (Marcilio Tadeu Teixeira Cotta - PMDB) e Santa Cruz de Minas (Sinara Campos- PT) pelo empréstimo de equipamentos de infra estrutura e saúde, que foram cedidos à Tiradentes, principalmente para que a Unidade Mista de Saúde voltasse a funcionar.

O Vice Prefeito, Luiz Carlos Barbosa, disse em sua fala, sobre o abandono que a cidade sofreu nos últimos 12 anos, e que agora é o momento de um novo tempo, também destacou que o trabalho em equipe vai fazer a cidade avançar, e cada vez mais, será um melhor lugar pra se viver.

Apôs a hora cívica houve sessão solene no Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, onde foi lido um texto de Olavo Bilac, retratando Tiradentes no Século XIX, e exibido um filme sobre as restaurações realizadas na cidade nos últimos anos; também houve sessão solene na Câmara Municipal, onde foi votada lei que cria uma comissão especial para a realização das festividades de 300 anos de Tiradentes, a serem realizadas ao longo do ano de 2018.

As atividades da tarde começaram com o torneio de Futebol com homenagem à Geraldo Rosa da Silva  (Borba), no Estádio José Pedro do Pilar (Grêmio). No total foram 10 times adultos, sendo 08 amadores,  mais de 16o jogadores; além de 02 times de infantis, com quase 40 crianças. O campeão foi o time do Grêmio São João Evangelista; e o infantil foi o time Praia da vizinha São João del-Rei. À tarde também houve um pequeno torneio de baralho na Escola Municipal Marília de Dirceu.

As atividades da tarde se encerraram com um culto evangélico, no Largo do Sol e Missa na Igreja de são João Evangelista, ambas reunindo dezenas de fiéis para orarem e rezarem em prol de Tiradentes.

As atrações da noite foi reservada para a apresentação da dupla Tiradentina Ricardo e Rodrigo, cantando principalmente, musicas sertanejas de raiz. Logo em seguida foi a vez da Banda Logan, que encerrou a noite com músicas variadas.

Foto: Tatiana Ivanova Manrique  | Thiago Morandi

 

Fonte: Prefeitura Municipal  


Mais Notícias

(c) 2017 - Portal Tiradentes
Endereço: Rua Belica, nº 90 Cep: 36.325-000 - Cidade: Tiradentes / MG
Tel.: (32) 3355-1412 - Email: administracao@tiradentes.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: