Menu Lateral
 
Tiradentes, 24 de Novembro de 2017 :: 39 visitantes online.

Reunião do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais)

Publicado em 31/07/2017 17:16:49


 

Aconteceu na manhã de hoje (31), em Conceição da barra de Minas, a reunião do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais) da Microrregião de São João del-Rei, que compreende 18 municípios.

 

Dentre diversos assuntos debatidos o de maior interesse foi o relacionado ao tratamento oncológico de pacientes de nossa região, que atualmente enfrenta grandes desafios, principalmente aos relacionados com a pactuação entre os municípios e centros médicos de alta complexidade, fator não exclusivo de Tiradentes, mas sim de todos os municípios de nossa região.

 

Os Secretários e Secretárias de Saúde das cidades representadas na reunião de hoje vão fazer uma carta para ser entregue ao Governo do Estado, por meio da CIR (Comissão Intergestores Regional) e CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais), solicitando remanejamento de verba de pactuaçao, pois atualmente a maior parte do orçamento que vêm do Governo do Estado destinado ao tratamento oncológico, é destinado para cidades onde não são oferecidos tratamento completo aos pacientes com câncer. Enquanto isso municípios que atendem em toda complexidade os pacientes, como Muriaé, JF e Varginha, não têm recebido verbas adequadas para as demandas atuais. Outro assunto debatido foi a cobrança da dívida do Estado referente ao extrapolamento que é devido atualmente ao hospital de Muriaé, que ultrapassa os 8 milhões de reais.  

 

Para se ter uma ideia, o Estado destina para São João del-Rei mais de R$1,5 milhão, enquanto Muriaé recebe pouco mais de R$23 mil; Muriaé atende hoje centenas de pacientes de nossa região, recebendo o tratamento do início ao fim, enquanto isso, São João del-Rei atende um número bem menor e oferece somente parte do tratamento aos pacientes, por exemplo, oferecem quimioterapia, mas no caso de o paciente necessitar de uma radioterapia e/ou algum tipo de operação cirúrgica, o mesmo é encaminhado para outras localidades.  

 

Para o Secretário de Saúde de Tiradente, José Roerto, “o remanejamento de verbas do Estado e Federação destinados para pactuaçao devem ser revistos, para que não só Tiradentes, mas toda a nossa região tenha tratamento digno, humanizado e completo”.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde  


Mais Notícias

(c) 2017 - Portal Tiradentes
Endereço: Rua Belica, nº 90 Cep: 36.325-000 - Cidade: Tiradentes / MG
Tel.: (32) 3355-1412 - Email: gabinete@tiradentes.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: